Exposições do PHOTOfest Cantanhede

Exposição OUTROS MUNDOS - de Ana Abrão

Exposição TERRA SUSTENTÁVEL?! - de vários autores

Exposição DESAFIOS FORA DE PORTAS - de vários autores

Exposição BEST EXPOFACIC - de vários autores

 

Ana Abrão

Aliando a fotografia de retratos a uma grande experiência como viajante, Ana Abrão utiliza a fotografia como ferramenta de comunicação, registando a beleza de culturas diversas, e em simultâneo, pondo em evidência questões sobre Direitos Humanos.

Formada em Psicologia e doutorada em Psicologia/Informática, Ana Abrão reduziu o seu investimento na carreira de professora universitária, depois de onze anos a leccionar, para seguir a paixão pela Fotografia, que exerce profissionalmente há cerca de treze anos.

A autora luso-brasileira representa Portugal em concursos internacionais de fotografia, tendo recebido os mais variados prémios (21 medalhas e 61 menções honrosas) e, pontualmente, participa em salões de fotografia como membro de júris nacionais e internacionais. Actualmente, é a representante da Photographic Society of America em Portugal e curadora do site de fotografia Olhares.com.

A imagem principal de “Outros Mundos. Fotografias de Ana Abrão” conquistou o 1º lugar no tema “Celebration of Humanity”, tendo sido seleccionada como a melhor imagem individual entre 20 mil, pelo Travel Photographer of the Year (TPOTY - Bélgica).

A Exposição

A exposição de fotografias "Outros Mundos" esteve recentemente patente no Museu Oriente, em Lisboa, e tem estrutura e porte que permite a sua itinerância.

Ao longo de um ano, um mês e uma semana, a fotógrafa Ana Abrão percorreu a Ásia, sem roteiro definido, registando pessoas, lugares e tradições. Este olhar sobre os “Outros Mundos” que encontrou pode agora ser observado numa exposição com quadros de 90x60cm.

A exposição está organizada por núcleos temáticos, com destaque para as características culturais, tribais ou das minoria étnicas de regiões específicas da Ásia. A título de exemplo, as práticas devocionais dos Naga Sadhus, ou sadhus nus, da Índia; um ritual xamânico da comunidade Hmong, no Vietname, ou a vida singular dos “nómadas do mar” da Ilha de Mabul, no Bornéu.

O Livro

A exposição está associada ao livro intitulado “Outros Mundos - Um ano, um mês e uma semana de aventuras e fotografias na Ásia” e é um livro composto por séries de fotografia e histórias de viagem.

Além de um portfólio de imagens invulgar, é também sobre pessoas que vivem outras realidades, é sobre a diversidade cultural expressa no vestuário, nos costumes, na religião, na expressão corporal e na forma como se organizam socialmente.

Algumas das séries/histórias têm um cunho fotojornalístico, outras estão na área da fotografia documental e retratos.

O livro será apresentado ao público presencialmente, no dia da abertura da exposição.

A obra é já detentora de três prémios internacionais, tendo sido destacado como o livro do ano pela Federation of European Professional Photographers.